top of page

Fome Emocional: O que você precisa saber

  • Foto do escritor: Luana Vieira Psicóloga
    Luana Vieira Psicóloga
  • 9 de set. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 20 de jan. de 2023



Para compreender a fome emocional inicialmente é preciso compreender o funcionamento da ansiedade.


Ansiedade é um mecanismo de defesa do ser humano, ele identifica que há um problema a ser enfrentado e prepara o organismo para lidar com esse problema com ataque ou fuga. Na ansiedade patológica temos uma Catastrofização deste problema, ou seja, a carga emocional que colocamos no problema é maior do que ele realmente possui e o problema nos persegue 24h, está sempre ali á espreita e a cabeça se enche de pensamentos ruins sobre o futuro.


Tudo isso gera uma angústia de intensidade difícil de lidar no dia a dia, tira nossa concentração, perdemos a memória, coração acelera e temos uma infinidade de reações fisiológicas e psicológicas que geram desconfortos intensos.


É comum, neste momento ansioso, termos a atitude de nos desligar da atividade que estamos fazendo naquele momento e buscamos pequenos prazeres para afastar o incômodo, como entrar nas redes sociais, assistir vídeos ou comer algo que gostamos muito.


E aqui encontramos nossa fome emocional


Aquela vontade de comer algo doce ou salgado, refrescante ou cremoso, algo que normalmente não estaria na nossa dieta, algo específico, tem grandes chances de ser uma Fome Emocional, da qual sua função inconsciente é nos dar um momento de prazer para fugir do desconforto da ansiedade naquele momento.


À curto prazo conseguimos lidar com a ansiedade e nos sentimos melhores depois de comer uma(s) colher(es) de brigadeiro, entretanto essa fuga intensifica a ansiedade, dando força para a próxima crise que certamente virá, pois ao comer um doce você está olhando para o sintoma e não para a causa da ansiedade.


Por ser um processo inconsciente, não é natural parar para pensar nessa fome para lidar com ela de formas mais saudáveis, por isso, para conseguir ter uma alimentação mais saudável o primeiro passo é a auto percepção. Para então poder pensar em estratégias mais saudáveis de lidar com as crises de ansiedade sem atacar a geladeira.


Entendi, mas não consigo evitar, e agora?

Passamos o dia todo nos relacionando com o mundo nos nossos papeis de pais, filhos, profissionais, estudantes, entre outros. Não temos o hábito de conversar com nós mesmos, por isso é tão difícil conseguir ouvir as mensagens inconscientes do nosso corpo. Exige treino.


Na terapia, seja terapia online ou terapia presencial, reservamos 50 minutos da nossa semana para falar de nós mesmos e ouvir nossa voz dizendo a respeito de si próprio. Pode parecer pouco, mas para muitas pessoas é o único momento em que verdadeiramente se pensa em si mesmo com gentileza e atenção.


Vou fechar a boca hoje mesmo!

Então, entenda que lidar com a fome emocional é um processo gradual de auto percepção. Identificar quando você está mais ansioso e se suas atitudes dizem respeito à ansiedade ou não é um treino.


Dito isso, se você está passando por um momento mais ansioso da sua vida e já aumentou alguns quilinhos que não estavam nos planos, pode ser que sua fome emocional esteja interferindo na sua alimentação e isso pode trazer uma série de consequências ruins para o seu dia a dia.


Corpo e Alma são duas faces do mesmo elemento. Cuide da sua saúde emocional e do seu corpo, busque uma alimentação equilibrada e explore novas formas de colocar a energia da ansiedade em movimento de forma saudável.


Como Tratar a Crise de Ansiedade?

A Crise de Ansiedade é um sinal de que uma ferida da alma foi aberta.

O caminho para efetivamente superar a crise de ansiedade e conquistar uma vida leve, sem precisar de remédios é baseado em 3 pilares:


Ansiedade no Corpo: Gerenciandos os sintomas físicos do corpo

Ansiedade na Alma: Encontrando as raízes emocionais que disparam a crise de ansiedade

Ansiedade no Ambiente: Criando uma rotina Anti-Crise de Ansiedade para prevenir recaidas


Eu organizei cada um desses pilares em uma metodologia exclusiva de 10 semanas seguidas de conteúdo online para você que deseja superar a crise de ansiedade e não tem tempo, nem dinheiro para investir em longos processos terapêuticos de um atendimento particular e que busca uma aternativa para o tratamento com remédios psiquiátricos.


Ao se matricular no programa terapêutico SDA você terá acesso imediato aos conteúdos online exclusivos.


Clique no link e conheça o método que vem mudando a vida dos meus alunos e pacientes.


Luana Vieira, Psicóloga

CRP: 06/156163

WhatsApp: (11) 98461-5683

suporte@programasda.com


Artigo sobre: Ansiedade, Transtorno de Ansiedade, como combater a Ansiedade, dominar a ansiedade, Terapia online, Terapia para ansiedade, atendimento psicológico, tratamento psicológico online, psicólogo pode atender pelo WhatsApp, psicóloga online, Psicólogo para ansiedade, como vencer ansiedade, como controlar ansiedade, como reduzir ansiedade, combater ansiedade, dicas para diminuir ansiedade, dicas, saúde, dominar ansiedade, ansiedade normal, ansiedade patológica, TAG, transtorno de ansiedade generalizada, ansiedade do nada, sintomas da ansiedade, sintomas físicos da ansiedade




Kommentare


Post: Blog2_Post
whatsapp luana vieira psicologa_edited.png
  • email luana psicologa
  • whatsapp luana psicologa
  • facebook luana psicologa
  • instagram luana psicologa

Luana Vieira Psicóloga

CRP 06/156163

@psi.luanavieira

(11) 98461-5683

©2021 por Luana Vieira Psicóloga

bottom of page