Depressão de Natal
- Luana Vieira Psicóloga
- 9 de dez. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de jan. de 2023

Final de Ano é uma época com muitas confraternizações, festas em que a família e amigos se reúnem. Encerra-se um ano e com ele vem a retrospectiva da jornada de um ciclo que se fecha para dar início aos novos planejamentos e metas de um ano novo, por vir.
Para alguns, eventos como esses não trazem alegria e esperança, pelo contrário, pode ser um gatilho para angústias que pode chegar a virar um quadro depressivo e ansioso. Vou apresentar aqui alguns dos principais motivos que eu vejo nos meus atendimentos de psicoterapia que levam pessoas a ficarem mais deprimidas.
Felicidade Exagerada
A maior parte da magia das festas de final de ano está na expectativa de esperar ansiosamente uma festa maravilhosa como nos comerciais e filmes. Todavia, nem todo encontro de familiares ou amigos são tão perfeitos. Os conflitos familiares ficam ainda mais evidentes nessa época do ano, difíceis de suportar. Toda essa quebra de expectativas, pode gerar questionamentos quanto à qualidade dos seus próprios relacionamentos.
Solidão
Para aquelas pessoas que possuem poucos laços sociais ou que estão longe daqueles que amam, as festas não momentos difíceis que podem reforçar o sentimento de solidão e até mesmo de separação.
Lutos e Pandemia
2020 e 2021 foram anos muito difíceis para toda a população, marcada por muitas perdas. Reunir a família é fazer presente as ausências, é ver vazia a cadeira onde o avô costumava sentar-se, é não ter mais as piadas daquele tio chato, é não ter mais as brincadeiras daquele sobrinho... não importa o motivo da morte, perder um ente querido é sempre doloroso.
Frustrações e Autocobrança
Acabou o ano, você olha para trás e a sensação é que todos estão evoluindo e você ficou para trás ou parado. Alguns projetos não deram certo, as metas eram muito altas e você desanimou. Enfim, para pessoas com autocobranças muito fortes o final do ano trás a angústia de não ter dado conta como esperava. Todas as dores, tristezas e fracassos que a pessoa tentou esquecer, saltam aos olhos ao ver todos falando de suas conquistas do ano e das novas metas de ano novo.

Como Tratar a Cride de Ansiedade e Depressão?
A Crise de Ansiedade é um sinal de que uma ferida da alma foi aberta.
O caminho para efetivamente superar a crise de ansiedade e conquistar uma vida leve, sem precisar de remédios é baseado em 3 pilares:
Ansiedade no Corpo: Gerenciandos os sintomas físicos do corpo
Ansiedade na Alma: Encontrando as raízes emocionais que disparam a crise de ansiedade
Ansiedade no Ambiente: Criando uma rotina Anti-Crise de Ansiedade para prevenir recaidas
Eu organizei cada um desses pilares em uma metodologia exclusiva de 10 semanas seguidas de conteúdo online para você que deseja superar a crise de ansiedade e não tem tempo, nem dinheiro para investir em longos processos terapêuticos de um atendimento particular e que busca uma aternativa para o tratamento com remédios psiquiátricos.
Ao se matricular no programa terapêutico SDA você terá acesso imediato aos conteúdos online exclusivos.
Clique no link e conheça o método que vem mudando a vida dos meus alunos e pacientes.
Luana Vieira, Psicóloga
CRP: 06/156163
WhatsApp: (11) 98461-5683
suporte@programasda.com
Artigo sobre: Ansiedade, Transtorno de Ansiedade, como combater a Ansiedade, dominar a ansiedade, Terapia online, Terapia para ansiedade, atendimento psicológico, tratamento psicológico online, psicólogo pode atender pelo WhatsApp, psicóloga online, Psicólogo para ansiedade, como vencer ansiedade, como controlar ansiedade, como reduzir ansiedade, combater ansiedade, dicas para diminuir ansiedade, dicas, saúde, dominar ansiedade, ansiedade normal, ansiedade patológica, TAG, transtorno de ansiedade generalizada, ansiedade do nada, sintomas da ansiedade, sintomas físicos da ansiedade
#psicologaonline #psicoterapiaonline #psicologavirtual #terapiaonline #terapiawhatsapp #terapiacompsicologaonline #terapiapandemia #ansiedade #tratamentoansiedade #dominaransiedade #venceransiedade #ansiedadenormal #ansiedadepatológica #TAG
Comentários