top of page

O que nunca te contaram sobre Autoestima

  • Foto do escritor: Luana Vieira Psicóloga
    Luana Vieira Psicóloga
  • 21 de set. de 2021
  • 5 min de leitura

Atualizado: 20 de jan. de 2023



A Estima de Mim


Autoestima é o termo que usamos para compreender a estima de si mesmo, isto é, o valor que damos a nós mesmos e nossa relação com o mundo. Quando nossa autoestima está alta nos sentimos confiantes para enfrentar o mundo, ela é importante para nos dar motivação de ir atrás dos nossos sonhos e superar os desafios do caminho.




Se importe com a opinião dos outros. Só não dependa dela!


Isso mesmo! É impossível não se preocupar com o que os outros dizem. Isso porque nossa personalidade foi desenvolvida a partir do olhar e expectativa dos outros sobre nós, mas especificamente dos nossos cuidadores primários (pais, avós, tios...)


Piaget fez um experimento interessante, ele colocou crianças na frente do espelho e passou batom vermelho em suas testas. As crianças com menos de 7 meses buscavam tocar o vermelho no espelho, as acima de 8/9 meses tocavam sua própria testa no ponto vermelho. Isso significa que nascemos sem ter noção do que somos nós e o que é o outro, essa noção vai sendo construída com nosso desenvolvimento. A construção do “eu” e do “outro” é simultânea assim como luz/sombra, quando delimito o que eu sou, delimito também o que não sou.


Essa noção de “eu” começa de fora para dentro. Começa quando nossos cuidadores nos dizem “tem os olhos da mãe”, “vai ser teimoso igual o pai”, “chuta tanto na barriga! Vai ser jogador de futebol!”. Essas expectativas que são depositadas na criança, juntamente com o que lhe é ensinado o que é bonito/feio, certo/errado é o que forma sua primeira personalidade.


Nessa idade, a forma com que somos reconhecidos ou não pelas nossas atitudes vão moldando nosso entendimento de como devemos agir para sermos amados. “se eu fizer X meu pai nunca vai me amar”, “minha mãe sempre me elogia por ser Y, se eu fizer diferente ela não vai mais me amar”.




Será que sou assim mesmo? Quem eu sou?


Na adolescência é comum mudarmos “da água para o vinho”, isso porque começamos a perceber que... talveeeeez... eu não seja como meus cuidadores queria que eu fosse, talvez eu queira ser de outro jeito, experimentar outras formas de ser. Quando a criança desenvolve uma boa autoestima a chances de ela explorar esses jeitos de ser é maior. Todavia, se ela tiver uma autoestima baixa, pode ser que crie o hábito de se anular para agradar aos outros, pois foi a única forma que ela aprendeu a receber amor.




A vida de uma pessoa com baixa autoestima


A baixa autoestima nos deixa com o sentimento de ser incapaz, insuficiente e não merecedores de amor, por esse motivo passamos por cima dos nossos ideais para agradar o outro (que possui infinitamente mais valor do que eu), somos cruéis com nossos erros e não vemos importância nas nossas conquistas. São sentimentos enraizados no fundo do nosso inconsciente que pode levar a casos de depressão e ansiedade.

Baixa autoestima é muito mais do que não gostar do seu corpo, é uma dor existencial de não sentir-se relevante em sua própria história.



O segredo da autoestima de ouro


Se você leu até aqui deve estar se pensando: “Se isso veio lá da minha infância e adolescência vou ser para sempre assim?” e a resposta: É possível trabalhar sua autoestima independente da sua idade e traumas do passado.


Só temos capacidade de amar o que conhecemos. O segredo da autoestima é o autoconhecimento. E essa não é só uma palavra abstrata de esforço enorme, ela pode ser entendida também como “Respeitar a si Mesmo” e para respeitarmos é preciso conhecer nossos valores e limites.


No plural!


Não existe Inteligência e sim InteligênciAS, no plural mesmo. Ela é definida como capacidade de adaptação ao meio e é formada por um conjunto de habilidades distintas.


Logo, se a única nota dez no seu boletim era de redação isso não significa que você é menos inteligente do que o aluno que tem um dez em matemática. Isso quer dizer que cada um tem uma habilidade dominante diferente.


Imagine se só existissem engenheiros no mundo? Onde ficaria a arte para nos ajudar a alimentar a alma?


Você não é apenas seus pontos fracos, não generalize seus erros para a vida toda e não se resuma à um erro. Olhe com honestidade para você. Reconheça seus pontos fortes e pontos fracos. E pasme, mas todos nós temos pontos fortes e fracos!



Inspiração x Comparação


Vamos fazer um experimento. Fique 15 minutos no instagram, depois desse tempo você se sente insuficiente ou cheio de ideias e potência? Essa é a diferença entre consumir conteúdos que te inspiram e conteúdos com o qual você se compara de maneira negativa.


A única pessoa com quem é justo você se comparar é com a pessoa que você foi no passado. Você não sabe pelo que passou daquela pessoa que postou uma foto maravilhosa no instagram, é provável que você possa estar fantasiando sobre o esforço do outro. O que pode ser fácil para uma pessoa pode ser extremamente difícil para outra e tudo bem! Veja o quanto você cresceu na sua jornada. Aprenda a valorizar suas pequenas e grandes conquistas, só você sabe o quanto elas te custaram.


Meu Espaço... Seu Espaço


Você tem clareza dos seus limites? Até onde você se sente confortável em ceder pelos outros? Será que o “sim” para o outro pode estar significando um “não” para si mesmo? Se a relação pode abalar quando você impõe um limite isso é um sinal de que a relação está frágil e que talvez não mereça sua saúde mental.


Essa situação costuma acontecer por dois motivos: ou a pessoa sabe que você fará tudo o que pedir e está te usando para esse fim ou ela não sabe que isso te deixa desconfortável e ela precisa saber de alguma forma.


Não precisa ser grosseiro, tente educadamente como “vou ver na minha agenda e te retorno, está bem?”, “fico muito contente com o convite, mas já tenho planos”. E tudo bem em dizer “não”, da mesma forma como você já ouviu muitos “nãos” as pessoas vão se recuperar do seu “não”. A frustração em ouvir o “não” não é responsabilidade sua se o outro invadiu seu limite.



Autoestima não é vaidade, é uma questão existencial

Seja gentil com sua história, ela tem preciosidades que talvez você nunca tenha parado para admirar.



Como Tratar a Ansiedade e Baixa Autoestima?

A Crise de Ansiedade é um sinal de que uma ferida da alma foi aberta.

O caminho para efetivamente superar a crise de ansiedade e conquistar uma vida leve, sem precisar de remédios é baseado em 3 pilares:


Ansiedade no Corpo: Gerenciandos os sintomas físicos do corpo

Ansiedade na Alma: Encontrando as raízes emocionais que disparam a crise de ansiedade

Ansiedade no Ambiente: Criando uma rotina Anti-Crise de Ansiedade para prevenir recaidas


Eu organizei cada um desses pilares em uma metodologia exclusiva de 10 semanas seguidas de conteúdo online para você que deseja superar a crise de ansiedade e não tem tempo, nem dinheiro para investir em longos processos terapêuticos de um atendimento particular e que busca uma aternativa para o tratamento com remédios psiquiátricos.


Ao se matricular no programa terapêutico SDA você terá acesso imediato aos conteúdos online exclusivos.


Clique no link e conheça o método que vem mudando a vida dos meus alunos e pacientes.


Luana Vieira, Psicóloga

CRP: 06/156163

WhatsApp: (11) 98461-5683

suporte@programasda.com


Artigo sobre: Ansiedade, Transtorno de Ansiedade, como combater a Ansiedade, dominar a ansiedade, Terapia online, Terapia para ansiedade, atendimento psicológico, tratamento psicológico online, psicólogo pode atender pelo WhatsApp, psicóloga online, Psicólogo para ansiedade, como vencer ansiedade, como controlar ansiedade, como reduzir ansiedade, combater ansiedade, dicas para diminuir ansiedade, dicas, saúde, dominar ansiedade, ansiedade normal, ansiedade patológica, TAG, transtorno de ansiedade generalizada, ansiedade do nada, sintomas da ansiedade, sintomas físicos da ansiedade




コメント


Post: Blog2_Post
whatsapp luana vieira psicologa_edited.png
  • email luana psicologa
  • whatsapp luana psicologa
  • facebook luana psicologa
  • instagram luana psicologa

Luana Vieira Psicóloga

CRP 06/156163

@psi.luanavieira

(11) 98461-5683

©2021 por Luana Vieira Psicóloga

bottom of page